A Torre dos Clérigos é um dos simbolos mais icónicos da nossa cidade e por isso não poderiamos deixar de escrever um artigo completo sobre a história de um dos monumentos mais queridos dos portuenses.
Este é mais um dos artigos que podes encontrar na nossa secção de “História e Monumentos do Porto”, onde contamos em pormenor a história dos monumentos e a vida das principais figuras que marcaram a cidade.
História
A Igreja e a Torre dos Clérigos são verdadeiros ícones do barroco em Portugal e datam de meados do século XVIII. Ambos monumentos foram concebidos por Nicolau Nasoni, um arquiteto italiano que deixou um legado significativo no Porto e na região norte do país. Por essa relação tão próxima com o Porto, conforme o seu desejo, encontra-se sepultado numa pequena capela dentro da igreja.
Igreja dos Clérigos
A construção da igreja começou em 1732, após a decisão tomada em 1731 pela Irmandade dos Clérigos Pobres, resultado da fusão de três instituições de beneficência. A necessidade de um novo espaço surgiu porque o local anterior, a Igreja da Misericórdia, tornou-se insuficiente para as atividades da irmandade. A primeira missa na nova igreja foi celebrada em 1748, mesmo com a construção ainda incompleta, sendo finalizada por volta de 1763.
Já no seu interior, em granito e mármore, é revestido com talha barroca, e na capela-mor, destaca-se um retábulo policromado, obra de Manuel Porto, que acrescenta ainda mais beleza ao conjunto.
Torre dos Clérigos
O elemento mais icónico deste conjunto é, sem dúvida, a Torre dos Clérigos. A sua construção começou em 1754 e concluiu-se em julho de 1763, com a colocação da cruz de ferro no topo, e a imagem de São Paulo no nicho sobre a porta.
Tem mais de 75 metros de altura e uma escadaria interna com 225 degraus que leva os visitantes ao topo da torre, onde são recompensados com uma das vistas 360º mais famosas do Porto.
Curiosidades sobre a Torre dos Clérigos:
- Foi distinguida como monumento nacional em 1910.
- Em 1917, a torre foi cenário de uma proeza impressionante quando dois acrobatas espanhóis, pai e filho conhecidos como os Puertullanos, a escalaram com sucesso perante uma enorme multidão.
- Desde 2015, a Irmandade dos Clérigos realiza iniciativas esporádicas que permitem visitas à Torre em horário noturno.
- O edifício entre a Igreja e a Torre, hoje conhecido como Casa dos Clérigos, funcionava como uma enfermaria.
Como chegar e visitar à Torre dos Clérigos
A Torre dos Clérigos está situada no centro do Porto, perto a outros espaços icónicos da nossa cidade como a Livraria Lello e a Estação São Bento e tem como estação de metro mais próxima, a estação dos Aliados, linha D.
Visitar a Igreja é grátis, contudo para subir à torre é necessário pagar entrada. Para a visitar, podes comprar o teu ingresso aqui.
Horário de visita da Torre dos Clérigos: todos os dias das 09h00 às 19h00, exceto feriados e vesperas de Natal e Ano Novo, quando há horários diferentes.
Caso queiras aproveitar estes monumentos ao máximo, recomendamos visitar a Igreja com Espetáculo de luzes e temos um artigo completo sobre a nossa experiência e a nossa opinião, que podes ver aqui.
Nossa opinião sobre visitar a Torre
Desta vez, não temos uma resposta simples para dar. Quando há nevoeiro e dias de chuva, definitivamente não recomendamos, porque o esforço de subir até lá cima e as vistas que vais ver não compensam, na nossa opinião. Também não recomendamos para quem tem o orçamento apertado, é claustrofóbico ou tem mobilidade reduzida, pois a subida pode ser considerada algo difícil.
Recomendamos se estiver um dia com céu aberto e sol, e se gostares de visitar os monumentos mais emblemáticos das cidades por onde passas.
Se és do Porto ou arredores, achamos que visitar a torre, e a igreja, é mesmo uma das coisas que tens de fazer pelo menos uma vez na vida. Embora associes este sítio como algo só para turistas, não deixa de ser o ex-libris da nossa Invicta.
Perguntas Frequentes
O elevador permite o acesso às vistas da torre?
O elevador não permite o acesso à torre, leva apenas o visitante a conhecer o Museu da Irmandade bem como a Sala A+, localizada no último piso do edifício. É uma sala inclusiva onde foi colocado um posto de perceção multissensorial que simula, em tempo real, a visita ao topo da Torre.
Qual é a altura da Torre dos Clérigos?
Tem mais de 75 metros de altura.
Quantos degraus tem a Torre dos Clérigos?
A Torre dos Clérigos tem uma escadaria interna com 225 degraus.
Quantos sinos tem a Torre dos Clérigos?
O carrilhão da Torre dos Clérigos, com um peso total de quase 10 toneladas, é composto por 49 sinos.
Leave a Reply