O que ver e fazer em Paços de Ferreira: Guia completo

Este concelho pode ser conhecido como a “Capital do Móvel”, mas há muito mais para fazer em Paços de Ferreira do que sofás e roupeiros. A poucos minutos do Porto, é uma escapadinha perfeita para um dia diferente, com história, natureza, cultura e até umas boas compras pelo meio. Se estás a pensar dar um salto até lá, aqui fica tudo o que vale a pena ver e fazer:

O que ver e fazer em Paços de Ferreira

Museu Municipal de Paços de Ferreira – Museu do Móvel

Um museu dedicado à atividade mais emblemática de Paços de Ferreira: a indústria do mobiliário. Aqui, podes acompanhar a evolução do fabrico de móveis ao longo do tempo, desde a transformação da madeira até aos seus diversos usos, com especial destaque para a produção de mobiliário.

Foto da Rota do Românico

Parque Urbano de Paços de Ferreira

Localizado no coração da cidade, é um espaço verde que combina lazer, natureza e atividades desportivas. Ideal para famílias e jovens, promove o convívio, a cultura e o bem-estar ao ar livre.

Foto da Rota do Românico

Miradouro do Monte do Pilar

Situado num dos pontos mais altos de Paços de Ferreira, o miradouro do Monte do Pilar oferece, em dias limpos, vistas que se estendem até ao mar. No local, destacam-se a capela de Nossa Senhora do Pilar, a estátua do Cristo Rei e a estação radar da Força Aérea Portuguesa, tornando a visita ainda mais memorável.

Foto da Rota do Românico

Jardim Municipal de Paços de Ferreira

Este acolhedor jardim, localizado no centro da Praça Dr. Luís, destaca-se pelo imponente carvalho alvarinho com mais de 300 anos, verdadeiro ex-líbris da cidade. Aqui encontra também a estátua do Dr. Leão de Meireles, figura marcante na história dos primeiros anos do concelho de Paços de Ferreira.

Foto da Rota do Românico

Mosteiro de Ferreira

A Igreja do Mosteiro de São Pedro de Ferreira é um dos mais notáveis exemplos do românico em Portugal. Construída no final do século XII, reflete influências artísticas de várias regiões e oficinas, como Zamora, Coimbra e Braga. Destaca-se pelo portal pentagonal com arquivoltas decoradas, comparadas a elementos da arte românica e árabe. No interior, sobressai a escultura de jograis num capitel. Junto à fachada principal, permanecem as ruínas raras de uma galilé funerária.

Foto da Rota do Românico

Trono Panorâmico do Monte Branco

Mais um miradouro imperdível, mas este com um toque criativo. Um trono gigante instalado no alto do monte com uma vista incrível. Ideal para quem quer algo diferente e não tem medo de alturas ou de sentar-se num trono de rei ou rainha.

Foto do Facebook do Trono Panorâmico do Monte Branco

Citânia de Sanfins

Um dos maiores e mais bem preservados povoados castrejos do norte de Portugal, datado entre os séculos I a.C. e I d.C., com influências romanas e ocupações posteriores. Com mais de 15 hectares, inclui várias muralhas e cerca de 150 construções organizadas em núcleos domésticos. Está também localizada num local estratégico com grande valor paisagístico.

Citânia de Sanfins: uma das top coisas para fazer em Paços de Ferreira
Foto da Rota do Românico

Restaurantes em Paços de Ferreira

  • Restaurante Toca do Coelho -> Acesso Restaurante Toca do Coelho, 4595-473 Seroa
  • O Telheiro -> R. Nova de Ferreiró 199, 4590-227 Ferreira
  • Restaurante Charrua -> Rua Dr. Queirós Ribeiro 100, 4590-590 Paços de Ferreira

🗺️Mapa de Paços de Ferreira: principais pontos de interesse e restaurantes

Depois deste artigo, já sabes o que ver e fazer em Paços de Ferreira? Se quiseres conhecer mais sobre outros concelhos do Porto, como Paredes, Lousada ou Matosinhos, clica no nome das cidades para ver as nossas sugestões.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *