Ponte Luís I Porto

Quase sempre que vemos uma imagem do Porto, lá está ela: a ponte mais famosa e icónica da cidade, a Ponte Luís I. Apesar de toda esta fama, há um erro muito comum que toda a gente comete: chamar-lhe “Ponte D. Luís”ou “Ponte D. Luís I”, já que no nome oficial apenas  aparece ” Ponte Luíz I”.

Curioso por saber porque isto acontece? Vamos!

Este é mais um dos artigos que podes encontrar na nossa secção de “História e Monumentos do Porto”, onde contamos em pormenor a história dos monumentos e a vida das principais figuras que marcaram a cidade.

História da Ponte

Construída por Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel e não pelo autor da Torre Eiffel, conta a lenda que como o rei Dom Luís I não esteve presente na sua inauguração, os portuenses consideraram esta ausência um desrespeito para com a cidade e retiraram o “Dom” do nome. Por isso, o seu nome oficial é apenas “Luíz I”, com Z no fim como se escrevia antigamente.

Isto claro é apenas uma lenda urbana, já que documentos históricos confirmam a sua designação original.

A inauguração do tabuleiro superior da ponte ocorreu a 31 de outubro de 1886 (dia do aniversário do rei de Portugal da época, Dom Luíz I), e o tabuleiro inferior foi inaugurado um ano mais tarde.

Quanto à sua estrutura, a ponte é feita em metal e mede cerca de 395 metros de comprimento e 8 de largura. Até 2017, contava com o maior arco de ferro forjado do mundo, com 172 metros, mas nesse ano foi superado pela construção da ponte chinesa do Canal de Tianshenggang.

Recomendação para quem tem vertigens: caso tenha MUITO medo de alturas, não olhe para baixo ao atravessar o tabuleiro de cima da ponte. Faça-o na companhia de alguém e em casos extremos, faça a travessia com o metro.

Caso não for este o seu caso, junte-se aos milhares de pessoas que atravessam o tabuleiro superior diaramente e aproveite as vistas maravilhosas que tem pela frente. A nossa recomendação é que você faça esta travessia no fim da tarde, quando a paisagem fica com uma cor ainda mais especial.

No tabuleiro inferior, por onde circulam tanto carros como pedestres, irá cruzá-lo se for da Ribeira ao Cais de Gaia (onde se encontram as famosas Caves do Vinho do Porto) e vice-versa.

Curiosidades sobre a Ponte Luís I: 

  • Não é incomum ver gente, principalmente jovens, a saltar do tabuleiro de baixo para o rio. Se vir isto acontecer, saiba apenas que é algo “relativamente comum” nos dias de verão.
  • O andar de cima está a mais de 40 metros de altura do rio Douro.
  • Desde a sua inauguração até 1944, quem atravessava a ponte tinha que pagar uma portagem. Esta taxa era cobrada por pessoa que utilizava a ponte.
  • Até 2003, era permitida a circulação de automóveis no tabuleiro superior. Depois disso, a circulação foi proibida para adaptar a ponte ao tráfego do metro, como ocorre hoje em dia.
  • Em dezembro de 2019, a Ponte Luís I foi eleita uma das pontes mais bonitas da Europa pela European Best Destinations.

 

Espero que tenhas gostado deste artigo e se quiseres continuar a explorar mais sobre a História e Monumentos do Porto, confere todos os nossos artigos aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *