“Qual é, para ti, o melhor sítio para comer uma francesinha no Porto?” Provavelmente, quando falo com amigos sobre comida, esta é uma das perguntas mais frequentes, mas também das mais controversas. Depois de experimentar mais de 25 francesinhas diferentes em todo o distrito do Porto, este artigo vai tentar dar-te a resposta de acordo com a minha opinião.
Se é a tua primeira vez a provar uma, aproveita também para conhecer um pouco mais sobre a história do prato mais famoso da cidade e o que deves saber antes de comer uma.
História
As origens deste prato típico remontam a raízes populares, e existem muitas histórias em torno desta famosa iguaria. É amplamente aceite que o mérito da sua criação é atribuído a Daniel David Silva, que, após emigrar para França, trabalhou num restaurante na Rua do Bonjardim no Porto, chamado “Regaleira”.
De acordo com relatos históricos, a Francesinha terá sido criada por volta de 1952, apresentando originalmente bife de perna de porco assado e servido num pequeno pão.
O que é incerto é a origem do nome “Francesinha”, mas uma teoria que reúne algum consenso é que a inspiração para o prato veio do croque monsieur francês, um croque monsieur especial como era chamado naquela época. Uma vez que Daniel David Silva emigrou para França e estava familiarizado com este prato francês, esta teoria tem bastante credibilidade.
O que tens de saber ao comer uma Francesinha no Porto
O que leva a francesinha tipicamente?
Leva pão envolvido com camadas de linguiça portuguesa, bacon e carne assada ou bife, acompanhado de um molho de cerveja e queijo. É um prato pesado, é indiscutível , mas é absolutamente delicioso e uma experiência imperdível se estás no Porto.
Para mim pessoalmente, Francesinha que é Francesinha é acompanhada de ovo estrelado em cima e batata ao lado, mas podes pedir só francesinha ou dependendo do restaurante pedir o ovo e batata, só batata, com camarão, etc. Se não gostares de bife, podes pedir outra carne ou vegetariana e vegana. Cada vez há mais restaurantes que oferecem estas 2 últimas opções.
Quanto custa em média uma francesinha?
- O preço ronda os 10 a 15 euros, dependendo do local onde come. Mais do que isso é caro e abaixo desse valor, tenho a certeza de que não será a melhor francesinha da tua vida. Hoje em dia há cada vez mais restaurantes a colocar as batatas à parte, o que aumenta o preço final.
Outras informações
- Bons ingredientes são muito importantes mas na francesinha, o molho é o rei, faz mesmo uma enorme diferença.
- A Francesinha é muito frequente ter mais 1500 calorias, por isso se é a primeira vez experimenta ao almoço antes de uma boa caminhada. Eu, pessoalmente, prefiro uma francesinha ao jantar (então se for depois de ver futebol ou praticar desporto, é ouro sobre azul), mas não recomendo a pessoas que a comem pela primeira vez.
- Acompanha a francesinha com cerveja ou refrigerante gaseificado, não penses em beber com vinho e não “sabe bem” beber com água, como se costuma dizer.
- Apesar da bomba calórica que é, a frequência de uma pessoa do Porto comer Francesinha varia muito de pessoa para pessoa, mas não diria que é incomum comer em média 1 vez por mês. (Se for só eu desculpem caros leitores ahaha). Por isso se pensas que é comida para turista, não, nós comemos bastantes vezes. A Francesinha é aquela comida típica que vais num jantar de amigos ou com a família que te diz “bota comer uma francesinha, que já não como há muito tempo “, quando na realidade só passou 2 semanas 🙂
- Hoje em dia, pode comer Francesinha em qualquer lugar em Portugal, mas a casa da Francesinha é no Porto, tal como o “verdadeiro” lugar para se comer o Pastel de Nata, é em Lisboa.
Sítios onde recomendo comer a Francesinha no Porto
Onde comer francesinha vegetariana ou vegan?
Temos um artigo inteiramente dedicado a este tipo de francesinhas. Descobre onde são as melhores aqui.
Menções honrosas:
Café Francesinha
Francesinha no Porto: Nosso Top 5
4. Cufra
2. Brasão
1. Yuko
Infelizmente, muitos outros bons locais para comer francesinha no Porto ficaram de fora, mas não conseguimos incluir todos no nosso top. Se quiseres continuar a conhecer mais sobre comida tipica do Porto e Norte de Portugal, lê o nosso artigo sobre este tema aqui.
Leave a Reply