Se achas que não há nada para fazer na Maia para além do aeroporto, pensa duas vezes. Moderna, verde e com uma boa dose de adrenalina, a Maia é muito mais do que um ponto de passagem. É um destino por direito próprio.
Aqui ficam as nossas sugestões para aproveitares o melhor que a cidade tem para oferecer:
O que ver e fazer na Maia
DreamFly Porto
O DreamFly é uma experiência única, ideal para grupos aventureiros, e está aberto durante todo o ano. Experimentem a sensação de voar e elevem-se a novas alturas num dos maiores túneis de vento da Europa!
🔗 Mais informações sobre como reservar esta experiência aqui

Torre e estátua do Lidador
A Torre Lidador é um marco icónico da Maia e de todo o Norte de Portugal.
Com 92 metros de altura e construída a 101 metros acima do nível médio do mar, é atualmente (em 2025) o 5º edifício mais alto do país e o mais alto fora da cidade de Lisboa. Pela sua dimensão e localização estratégica, é visível a partir de todas as dez freguesias do concelho e até dos municípios vizinhos.
🔗 Mais informações sobre como visitar a torre aqui

Quinta dos Cónegos
Uma verdadeira pérola no coração da Maia, a Quinta dos Cónegos, é uma casa do século XVIII em puro estilo barroco, fortemente influenciada pela escola de Nasoni. A visita inclui também os belíssimos jardins, perfeitos para um passeio onde poderá absorver toda a tranquilidade da natureza envolvente.
🔗 Mais informações sobre como visitar a quinta aqui

Ecocaminho da Maia
Este percurso pedonal e ciclável, construído sobre uma antiga linha ferroviária, liga vários pontos da cidade e atravessa zonas arborizadas e tranquilas. Com um grau de dificuldade baixa, é ótimo para caminhadas ao fim do dia ou para um passeio de bicicleta ao fim de semana.

Fórum da Maia
O epicentro cultural da cidade. No Fórum da Maia, encontras exposições de arte, espetáculos de teatro, música e dança durante todo o ano. É um espaço moderno, com uma agenda ativa, ideal para quem valoriza cultura e criatividade.

Parque de Avioso – S. Pedro
Este parque é um dos maiores pulmões verdes da região. Com mais de 30 hectares, o Parque de Avioso oferece trilhos, áreas de lazer, parques infantis, espaços para piqueniques e zonas de observação da natureza. Um verdadeiro refúgio para quem quer respirar fundo e desligar do ritmo da cidade.

Zoo da Maia
Não podíamos deixar de incluir nesta lista o atrativo turístico mais famoso da cidade.
O Zoo da Maia continua a ser muito procurado por famílias e escolas, contando com dezenas de espécies animais, zonas de piquenique e uma envolvente natural que convida a relaxar.
🔗 Mais informações sobre como visitar o Zoo aqui

Restaurantes na Maia
- Coreto -> R. Nossa Sra. Bom Despacho, 4470-152
- Mercearia do Bacalhau – > R. Ângela Adelaide Calheiros Carvalho Meneses 266, 4470-177
- O Fernando -> R. de Pedras Rubras 135, 4470-639
- La Costa Brava -> R. Augusto Simões 426, 4470-182
- Restaurante Don Forno -> Av. D Manuel II 1378, 4470-334
Mapa da Maia: principais pontos de interesse e restaurantes
Depois deste artigo, já sabes o que ver e fazer na Maia? Se quiseres conhecer mais sobre outros concelhos do Porto, como Gaia ou Matosinhos, clica no nome das cidades para ver as nossas sugestões.
Leave a Reply