Surf em Matosinhos

O que ver e fazer em Matosinhos

Situada mesmo ao lado do Porto, Matosinhos é muito mais do que uma cidade piscatória. É um destino completo, onde o mar encontra a cultura, o património industrial se reinventa, e onde se come como em poucos lugares no MUNDO. Preparámos uma seleção com 10 experiências que vale a pena fazer em Matosinhos, seja num fim de semana dedicado à visita da cidade ou durante todo o ano.

Admirar o novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Mesmo que não vá embarcar rumo a outros destinos, o novo Terminal de Cruzeiros é uma obra que merece visita. Com uma arquitetura marcante e uma vista privilegiada sobre o mar, este edifício simboliza a ligação de Matosinhos e do Porto ao mundo. Mais informações sobre o terminal: https://www.apdl.pt/negocio/visitas/

Fazer uma aula de surf na Praia de Matosinhos

Se alguma vez quis aprender a surfar, esta é a praia ideal. Com escolas para vários níveis, a Praia de Matosinhos é o melhor lugar para se estrear nas ondas. Mesmo quem não surfa, pode sempre aproveitar para relaxar com vista para o mar. Reserva aqui a tua aula.

Visitar a fábrica de conservas Pinhais

A visita guiada à fábrica Pinhais é uma verdadeira viagem no tempo da tradição conserveira que atravessa gerações. Inclui a passagem pelas zonas históricas do edifício centenário, conteúdos audiovisuais imersivos e a visita à zona de produção. No final, há degustação de conservas de peixe acompanhada por um copo de vinho ou refrigerante. Reserve a tua visita aqui.

Explorar o Mercado de Matosinhos

Queres conhecer o lado mais autêntico de Matosinhos? Vai até ao mercado da cidade.

Entre bancas de peixe e marisco fresquíssimos e aquele trato de proximidade com o vendedor que não encontras nas grandes superfícies, vais perceber rapidamente por que é que este lugar é tão especial.

Visitar a Super Bock Casa da Cerveja (Leça do Balio)

A Super Bock abriu as portas da sua emblemática fábrica em Leça do Balio e criou um centro de visitas que mistura história, inovação e, claro, provas de cerveja. É uma forma original de conhecer por dentro a marca de cerveja mais icónica de Portugal. Saiba mais em https://www.superbockcasadacerveja.pt/visitas/

Descobrir a Casa da Arquitectura

Criada em 2007, a Casa da Arquitectura é uma associação cultural sem fins lucrativos dedicada a promover a arquitetura em Portugal e no mundo. O seu principal objetivo é conservar e tornar acessíveis os arquivos de arquitetos portugueses, ao mesmo tempo que promove a reflexão e o conhecimento sobre arquitetura para o público em geral. Saiba mais em casadaarquitectura.pt

Mergulhar (ou pelo menos visitar) a Piscina das Marés

Projetada por Álvaro Siza Vieira, esta obra-prima da arquitetura integra-se de forma sublime na paisagem rochosa de Leça da Palmeira. Aberta apenas do final da primavera até ao fim do verão, é um dos melhores lugares para relaxar ou simplesmente apreciar. Saiba mais em https://www.matosinhosport.pt/piscinas/piscinas/piscina-das-mares

Percorrer os passadiços de Matosinhos

Do Castelo do Queijo até à Praia da Memória, os passadiços costeiros convidam a longas caminhadas com o Atlântico como pano de fundo. Esta zona faz parte do Caminho Português da Costa, por isso é comum ver vários peregrinos de Santiago a caminhar por aqui.

Admirar arte urbana incrível

A arte urbana também está presente em Matosinhos, e os murais de Mr. Dheo são dois dos mais emblemáticos e impactantes exemplos disso mesmo: vê o Freedom Fighter, perto da praia, e Calories, ao lado do Burger King. Conhece mais sobre este artista aqui.

Comer o melhor peixe do mundo ou fazer uma refeição especial

Seria impossível falar de Matosinhos sem referir a gastronomia matosinhense. Aqui o peixe é rei, por isso não percas a oportunidade de descobrir os melhores restaurantes de peixe que tens mesmo de visitar na tua passagem pela cidade. Tudo explicado neste nosso artigo.

Depois deste artigo, já estás pronto para visitar Matosinhos? Se quiseres conhecer mais sobre outros concelhos vizinhos do Porto, como Gaia ou Gondomar, clica no nome das cidades para ver as nossas sugestões.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *