O Mercado do Bolhão é o mercado mais importante da cidade e um dos locais mais emblemáticos do Porto. Este lugar é especial não só pelos produtos frescos que oferece, mas principalmente pelas pessoas que lá trabalham, que representam em pleno a verdadeira essência do que é ser tripeiro (habitante do Porto). Por isso, decidimos escrever um artigo completo onde vamos contar-te a sua história e curiosidades deste símbolo da cidade.
Este é mais um dos artigos que podes encontrar na nossa secção de “História e Monumentos do Porto”, onde contamos em pormenor a história dos monumentos e a vida das principais figuras que marcaram a cidade e também figura na nossa outra secção “Comida e Bebida”.
História do Mercado do Bolhão
Porque se chama Bolhão?
O nome “Bolhão” deve-se ao fato de que, no terreno onde o edifício foi construído, havia muita lama e um pequeno ribeiro que passava entre a Rua Formosa e a Rua de Fernandes Tomás, formando uma grande bolha de água, um Bolhão!
Mercado do Bolhão no século XIX
A história começa no século XIX, quando a Câmara do Porto decidiu construir uma praça em terrenos adquiridos à Igreja. O primeiro projeto, desenhado pelo arquiteto Joaquim da Costa Júnior, em 1837, previa uma praça retangular dividida em quatro quarteirões, delimitados por árvores e com uma escadaria ao norte, que ligaria à Rua de Fernandes Tomás.
A 18 de setembro de 1839, ocorreu a abertura do Mercado do Bolhão, com o objetivo de centralizar todos os mercados da cidade em um único local, exceto os mercados da Ribeira e do Anjo, que ficariam a operar onde estavam.
Quanto ao comércio nesta época, o tradicional ficava na parte externa, enquanto o comércio de mercado espontâneo ocorria no interior do edifício. Com o passar dos anos, diversas melhorias foram feitas no mercado, incluindo a construção de uma escadaria central e a substituição das bancas por uma estrutura mais permanente.
Mercado do Bolhão no século XX
Em 1914, o mercado é já tão importante para a cidade que inicia-se a construção de um grande edifício para a época, que não é nem mais nem menos, que o atual edifício do Bolhão! Projetado pelo arquiteto António Correia da Silva, é construído durante a Primeira Guerra Mundial e, no ano seguinte, em 1915, as primeiras lojas foram colocadas a concurso.
Neste século, o Bolhão vai consolidar-se como uma referência na cidade, mas já para o final tempos difíceis virão…. A abertura de supermercados, a perda de população no centro e a decrescente necessidade de ir fazer compras ao mercado, explicam o seu declínio.
Mercado do Bolhão no século XXI
Sendo este um edifício a necessitar de uma clara requalificação e com a crescente preocupação das autoridades pela conservação do património, o Bolhão foi classificado em 2006, como Imóvel de Interesse Patrimonial pelo município do Porto. Sete anos depois, em 2013, foi também reconhecido como Monumento de Interesse Público, devido ao seu papel como “um dos espaços coletivos mais emblemáticos da cidade”.
Estão assim dados alguns passos importantes para um reconhecimento oficial do valor do Bolhão para a cidade e por isso não demorará muito tempo a que este encerre para obras de remodulação. 2018 fica marcado como o ano em que este passo foi finalmente dado, deixando o Bolhão de funcionar durante 4 longos anos….
Em 2022, o restauro e modernização encontram-se concluídos e o Bolhão reabre as suas portas aos visitantes com a sua alma de sempre, além de algumas novidades.
Apesar do mercado de frescos continuar a ser o “rei” do Bolhão, este tem agora também outras bancas como artesanato; cafetaria; dez restaurantes no primeiro piso e ainda programação cultural tal como no Mercado do Bom Sucesso. Motivos mais que suficientes para visitar e revisitar o mercado!
Como chegar e horários
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta: das 8h às 20h
Sábado: das 8h às 18h
Domingo: todo o mercado está fechado.
Importante: A área de Restauração funciona até às 24h, de Segunda a Sábado
Como chegar: Está situado na Baixa Portuense, muito perto da Rua de Santa Catarina, Capela das Almas ou Café Majestic. Se utilizar o metro, saia na estação de metro do Bolhão.
Se quiseres continuar a explorar mais sobre a História e Monumentos do Porto, confere todos os nossos artigos aqui.
Leave a Reply