Com enormes influências do Douro e Minho, quem visita a nossa cidade e come as várias comidas típicas do Porto, sabe que aqui não vai sair com fome!
Neste artigo encontrarás muitas pérolas gastronómicas, desde “fast food” português a autênticas bombas calóricas e por isso decidimos compilar uma lista de alguns pratos típicos da região Norte que te vão despertar o apetite e que não podes deixar de provar quando estiveres por aqui!
Aviso importante: Se estiveres a fazer dieta, não recomendamos seguir esta lista:
Francesinha
Temos um artigo inteiramente dedicado a esta iguaria, onde te contamos a sua história e quais os melhores sítios para comer. Podes ver aqui.
Tripas à Moda do Porto
Apesar de hoje em dia a Francesinha ser o prato mais famosa para os turistas, o prato mais Portuense de todos será SEMPRE, as Tripas à Moda do Porto, não fossemos nós chamados de Tripeiros.
Há várias teorias sobre a origem deste nome, mas a mais conhecida é relacionada com o rei Português D. João I, quando em 1415, iniciou as preparações para invadir Ceuta no norte de África e a fim de ajudarem o máximo que podiam, os cidadãos do Porto deram todas as sua comidas mais nobres ficando apenas com as tripas.
Este é um prato pesado mas muito rico em sabor. Leva feijão, e muitas carnes, como o salpicão, a orelheira, a mão de vaca, chouriça e, claro, as tripas. Tripas que é tripas para nós, vem acompanhado de arroz branco e para beber sugerimos um belo vinho seja ele tinto ou branco!
Aqui tens três sugestões de restaurantes para comer umas boas tripas à moda do Porto no Porto e arredores:
- Churrasqueira Kinay: R. de Dom João IV 8, 4000-434 Porto
- Casa Nanda: Rua da Alegria 394, 4000-035 Porto
- Cozinha do Manel: Rua do Heroísmo 215, 4300-255 Porto
Bacalhau
Apesar de adorarmos bacalhau de todas as maneiras (supostamente há mais de 1000), ou não fosse este o rei da gastronomia portuguesa, há um bacalhau especial para os portuenses: o Bacalhau à Gomes de Sá. Inventada por José Luís Gomes de Sá, negociante de bacalhau e portuense de gema, foi no muro dos bacalhoeiros na Ribeira do Porto que nasceu a receita de um dos pratos mais típicos do Porto e Norte do País.
A receita dita que o bacalhau seja cortado em pequenas lascas, colocado em leite para ficar mais macio e preparado para ir ao forno, com cebola, azeite e alho, fazendo-se acompanhar da típica azeitona, da frescura da salsa e do ovo cozido!
Apesar de tudo o bacalhau que mais vezes vão ver no Porto, com muitas variedades, inclusive alguns chamando de Bacalhau da Casa é o Bacalhau à Braga. Também conhecido como “Bacalhau a Narcisa”, devido ao nome do restaurante que deu origem a esta receita, atrevo-me a dizer que este é hoje em dia o prato principal de Bacalhau mais conhecido do país. Nesta receita o bacalhau é frito com molho de cebolada, sendo acompanhado com batata frita em cama de azeite e pickles.
Eis alguns dos melhores restaurantes no Porto e arredores onde podes comer Bacalhau de muiiita qualidade:
- Taberna Afonso – “O bacalhau” (considerado por muitos o melhor Bacalhau de Portugal): EM1270 1, 4990-680 Poiares
- O Victor (Do melhor bacalhau assado que podes comer na vida) : Rua do laranjal n° 3, 4830-671
- Brasinhas 4 You (Bacalhau com broa espetacular): R. de Recarei 261, Leça do Balio
- O Fernando (bolinhos de bacalhau são MUITO BONS): R. Heróis de França 527, 4450-159 Matosinhos
- Mercearia do Bacalhau (não há como errar na escolha do prato de Bacalhau que pedir): R. Ângela Adelaide Calheiros Carvalho Meneses 266, 4470-177 Maia
Cachorrinho
Impulsionada pela fama que ganhou o Cachorrinho do Gazela, este petisco tem vindo cada vez mais a ganhar fama não só entre portuenses como turistas que nos visitam.
No Porto, estes são alguns lugares dos melhores lugares para comer este prato:
- Cervejaria Gazela : O Original Cachorrinho: Tv. do Cimo de Vila 4, 4000-434 Porto
- A Alma do Cachorro : Rua de Oliveira Monteiro 178, 4050-438 Porto
- The Dog-Casa do Cachorro : R. de 5 de Outubro 213, Porto
Bifanas
Apesar da sua origem ser no sul do país, o Porto adoptou esta iguaria como um dos seus ”fast foods” preferidos. Especialmente devorada em dias de festas populares como o São João ou quando se vai ao estádio ver futebol, esta sandes é feita com febra de porco cozinhada com bastante alho e um molho pouco ou algo picante, dependendo do sítio onde a comas.
Aqui te deixo alguns sítios muito bons onde provar a Bifana:
- Conga: R. do Bonjardim 318, 4000-115 Porto
- ÓB Bifanas: R. de Bolama 51, 4200-138 Porto
- O Astro Cervejaria Petisqueira: Rua da Estação 16, 4300-171 Porto
Alheira
Os enchidos fazem parte da história gastronómica do norte de Portugal e a famosa Alheira de Mirandela, é um delicioso famoso exemplo disso mesmo. Servida com uma boa batata frita, um ovo estrelado e um simples arroz branco, hoje em dia é comida como prato principal ou como entrada sozinha.
O que não é muito conhecido pelos portugueses é a história desta iguaria.
Após a inquisição chegar a Portugal, os judeus começaram a ser perseguidos e muitos disfarçaram a sua tradição religiosa de muitas maneiras. A mais marcante acabou por ser a dos habitantes de Mirandela que inventaram um tipo de salsicha bastante semelhante em aspeto á farinheira e chouriço de porco, o que permitiu a esta comunidade judaica iludir os inspetores da inquisição, que no momento da inspeção das casas procuravam pela ausência de enchidos, pois os judeus são conhecidos por não comer porco.
Interessante, não é? Agora que te abri o apetite através de curiosidades históricas, aqui deixo-te bons sítios para provar a alheira no Porto e no Norte do País:
- Só Tapas : Largo da Maternidade de Júlio Dinis 8, 4050-371 Porto
- Solar do Moinho : R. de Sá de Noronha 81, 4050-527 Porto
- A Adega – Mirandela : Av. 25 de Abril 866, 5370-202 Mirandela
Rojões
Apesar de ser um prato tradicional do Minho, muitos restaurantes em Portugal servem este prato. Os Rojões à minhota sao feitos com carne de porco (sem osso, em geral, a perna), mas com gordura, marinada de véspera com vinho verde. Quase no final do cozimento acrescenta-se sangue de porco cozido cortado em fatias finas. Também são acrescentadas tripas esfarinhas cozidas à parte, além de fígado de porco. Como guarnição, é acompanhado de arroz de sarrabulho, batatas, castanhas ou arroz branco.
- Tasca da Badalhoca : R. Dr. Alberto de Macedo 437, 4100-206 Porto
- Casa Expresso : Praça de Carlos Alberto 73, 4050-158 Porto
- Arcoense Braga : R. Eng. José Justino de Amorim 96, 4715-023 Braga
Posta a Mirandesa
A Posta à Mirandesa, como o nome indica, é um prato de Miranda do Douro, muito apreciado na zona de Trás-os-Montes. Este prato típico geralmente consiste num bife de novilho grelhado e temperado com sal na grelha, juntando-se-lhe o molho com alho e pimenta. O bife é frequentemente servido malpassado, sendo a batata a murro e os legumes salteados o seu acompanhamento por excelência.
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer este iguaria no Norte do País:
- Restaurante Sao Pedro: R. Mouzinho de Albuquerque 20, 5210-225 Miranda do Douro
- O Abel: En 218 N 3838, 5300-351 Bragança
- Restaurante Roma : R. de Santo Ildefonso 310, 4000-465 Porto
Cabrito
Se gostas de carne, não podes deixar de provar um bom cabrito em Portugal. Assado em forno a lenha e acompanhado por uma boa batata assada e um saboroso arroz, o cabrito apesar de ser típico na Páscoa, é possível e recomendável comer-se todo o ano.
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer esta iguaria no Porto e não só:
- Cozinha do Manel : Rua do Heroísmo 215, 4300-255 Porto
- Arcoense Braga : R. Eng. José Justino de Amorim 96, 4715-023 Braga
- Restaurante Rogério do Redondo : R. Joaquim António de Aguiar 19, 4000-311 Porto
Sardinhas
A rainha das Festas Populares de Portugal, são consumidas nas estações quentes do ano, particularmente de Maio a Outubro, e são geralmente servidas com salada e batatas e acompanhadas com broa ou pão.
É um dos peixes menos consensuais no que toca a gostos, mas não deixes de provar e formar a tua opinião.
Dos melhores restaurantes onde pode comer sardinhas na zona do Porto são:
- Rei da Sardinha Assada : R. Sul 91, 4450-262 Matosinhos
- Meia Nau Matosinhos : R. Heróis de França 375, 4450-159 Matosinhos
- Restaurante Tito I : R. Heróis de França 279, 4450-000 Matosinhos
Feijoada à Transmontana
Tal como o nome diz, este prato de Trás-os-Montes é preparado com feijão vermelho em conjunto com uma variedade de carnes, no que resulta num prato robusto repleto de sabores. Além das carnes, os enchidos e as couves são elementos essenciais e são acompanhados por arroz branco (ou mesmo arroz de forno).
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer este prato:
- O Buraco: Rua do Bolhão 95, Porto.
- O Nordeste Transmontano: R. da Rasa 834, Vila Nova de Gaia
- Restaurante Sim ou Sopas : R. Cândida Sá de Albergaria, 4150-184 Porto
Sarrabulho
O sarrabulho de Ponte de Lima é especial e é daqueles pratos que te faz visitar um sítio só para comer. Em forma de arroz ou de papas, é um dos pratos mais pesados que podes comer, e avisamos já que não é para todos, mas para os que conseguem, é uma autêntica maravilha.
Na sequência da matança do porco, o sangue é guardado, e é utilizado o coração, o fígado, a língua ou a goela do animal na preparação do prato. Além disso, ainda se recorre a um forte tempero à base de cominhos, o que o faz ser um prato muito rico em sabor.
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer esta iguaria:
- Manuel Padeiro : R. Sr. do Bonfim 27, 4990-125 Pte. de Lima
- Sabores do Lima : Largo do Dr. António de Magalhães 78, 4990-150 Pte. de Lima
- Restaurante Açude, Ponte de Lima : Caminho São Gonçalo, 4990-150 Pte. de Lima
Leave a Reply