A Cave Cálem é, sem dúvida, uma das Caves de Vinho do Porto mais famosas, por isso decidimos visitá-la e contar-te a nossa experiência.
Este é mais um dos artigos que podes encontrar na nossa secção de “Coisas para Fazer no Porto”, onde partilhamos a nossa opinião sobre experiências da cidade.
Cave Cálem e como chegar
A Cave Cálem, tal como muitas outras Caves de Vinho do Porto, fica situada no cais de Gaia, relativamente perto da Ponte Luís I e em frente à Ribeira do Porto.
Foi fundada por António Alves Cálem em 1859 e o que fez o negócio prosperar inicialmente foi a visão diferente do seu fundador. Em vez de exportar para as tipicas rotas (ilhas Britânicas e mercados Europeus), dedicou-se à exportação para o Brasil e mais tarde para o resto do mundo. Quatro gerações depois, esta é uma marca de referência quando se fala de vinhos do Porto e é atualmente parte do Grupo Sogevinus Fine Wines.
Visita Guiada à Cave Cálem: a Experiência
A experiência tem a duração de 60 minutos e começa num pequeno museu interativo, onde poderá explorar a rica história da Cálem e da região Demarcada do Douro e obter informações detalhadas sobre as castas, durante cerca de 15 minutos.
Segue-se uma visita de grupo nas caves, que dura cerca de 30 minutos, onde aprenderás o básico sobre as características únicas de cada tipo de Vinho do Porto, ao lado dos barris onde a produção envelhece e está protegida da luz e do calor.
Nesta visita, também terás a oportunidade de assistir a algumas projeções de vídeo nas barricas de vinho, que apresentam curiosidades interessantes sobre o Vinho do Porto.
Por último, a aguardada degustação de Vinho do Porto que poderá decorrer na sala principal, numa sala privada ou no terraço.
Ao reservar, podes escolher entre três modalidades:
- Prova de 2 vinhos: Fine White e Reserve Tawny, por 19 euros a partir dos 18 anos.
- Prova de 3 vinhos: White & Dry, LBV e Tawny 10 anos, por 20 euros a partir dos 18 anos.
- Degustação de dois vinhos: Branco Fino e Reserva Tawny + Degustação de Queijo & Chocolate, por 45 euros a partir dos 18 anos.
Podes reservar a tua visita aqui.
Nota: As visitas guiadas decorrem em horários diferentes, dependendo do idioma que escolheu no momento da reserva (Português, Inglês, Francês, Espanhol).
Vale a pena? Nossa opinião e Recomendações
Depende do seu orçamento e do interesse que tem pelo tema. Apesar de não ser uma das melhores visitas de Caves de Vinho do Porto, na categoria até 20 euros é uma visita que recomendamos. Se procura uma visita mais barata, rápida e com informação básica sobre os Vinhos do Porto e a maneira como são produzidos, esta visita cumpre esses objetivos.
Pontos mais positivos:
- Boas explicações do guia durante a visita à Cave e foi amigável com o grupo.
- Instalações muito boas: modernas e cuidadas.
Pontos negativos:
- Diferença de mais de 25 euros entre poder comer alguma coisa na prova ou nada, é uma diferença de preço muuuuito elevado.
- Quase não houve qualquer comentário na prova de vinhos, muito impessoal. Em comparação com outras caves, este é sem dúvida um ponto fraco da visita.
Se quiser gastar uns euros a mais, há outras visitas melhores na nossa opinião, como a Poças, Ferreira ou a Sandeman.
Combinações de Experiências com a Cave Cálem
Como último conselho, se estiveres a pensar em fazer outras experiências no Porto, aproveita e compra combinações, pois sai mais barato do que comprar cada experiência individualmente.
Cálem: Visita guiada e prova vinho + espetáculo de fado na Cave
Caves Cálem + Excursão ao Vale do Douro
Caves Cálem + A Experiência do Vinho em WOW Porto
Por último, se quiseres continuar a explorar mais sobre “Coisas para Fazer no Porto”, confere todos os nossos artigos aqui.
Leave a Reply