Os azulejos no Porto não são apenas elementos decorativos, mas sim testemunhos vivos da cultura e património da cidade. Por esta razão e muitas mais, descubra conosco onde ficam os azulejos mais bonitos da Invicta, mergulhe na história única da Arte Azulejar em Portugal e saiba onde comprar ou até mesmo fazer um atelier de azulejos no Porto.
Onde ver os Azulejos mais bonitos do Porto
Estação de São Bento
Estação de São Bento: uma das estações ferroviárias mais bonitas do mundo
Localização: Praça de Almeida Garrett, 4000-069 Porto

Capela das Almas
Localização: R. de Santa Catarina 428, 4000-124 Porto

Igreja do Carmo
Localização: R. do Carmo, 4050-164 Porto

Palácio Atlântico
Inaugurado em 1951, o Palácio Atlântico tinha na fachada painéis de cerâmica policromada criados por Jorge Barradas. Estas obras retratavam cenas do trabalho rural e da emigração, refletindo a identidade portuguesa da época. Embora os painéis originais tenham sido removidos nos anos 90, continuam a ser um marco importante na história da azulejaria no Porto.
Localização: Praça de Dom João I, 4000-295 Porto
Igreja de Santo Ildefonso
Situada no topo da Praça da Batalha, esta igreja barroca destaca-se pelos mais de 11 mil azulejos que revestem a sua fachada. Pintados por Jorge Colaço em 1932, os painéis ilustram cenas da vida de Santo Ildefonso e episódios do Evangelho, criando uma composição grandiosa e profundamente ligada à tradição artística portuguesa. Um dos melhores exemplos de como a azulejaria transforma o aspeto de uma igreja.
Localização: R. de Santo Ildefonso 11, 4000-542 Porto
Selina Navis Coworking
Este espaço ocupa o emblemático “Edifício Árabe”, um palacete de estilo neoárabe construído em 1908 para servir de montra à cerâmica da Fábrica das Devesas. As fachadas exteriores são revestidas com azulejos em relevo, de padrões ricos e variados, funcionando como um autêntico catálogo vivo da produção cerâmica da época.
Localização: R. de José Falcão 199, 4050-215 Porto
Casa da Música
Casa da Música Porto – a nossa sala preferida de concertos no Porto
Localização: Av. da Boavista 604-610, 4149-071 Porto

Fachada do Steak ‘n Shake
Com cerca de 20 metros de comprimento, este mural impressionante cobre a fachada lateral do antigo Steak’n Shake, na Praça Guilherme Gomes Fernandes, perto dos Clérigos. A obra integra cerca de oito mil azulejos pintados à mão e inspira-se na simbologia da filigrana e nos padrões dos bordados de Viana do Castelo, num tributo à tradição artesanal portuguesa com o toque contemporâneo da artista.
Localização: Praça Guilherme Gomes Fernandes 67, 4050-159 Porto
A Pérola do Bolhão
Uma das mercearias mais emblemáticas do Porto, conhecida tanto pelos produtos tradicionais como pela fachada deslumbrante revestida de azulejos Arte Nova. Os painéis coloridos contam histórias de outros tempos e fazem desta loja centenária um dos locais mais fotografados da cidade.
Localização: R. Formosa 279, 4000-252 Porto
Banco de Materiais
Um verdadeiro paraíso para os apaixonados por azulejos. Neste espaço, encontram-se exemplares antigos resgatados de edifícios do Porto, cuidadosamente catalogados e preservados. Ideal para quem procura peças únicas para restauro, decoração ou simplesmente para apreciar a beleza deste património tão português.
Localização: Praça de Carlos Alberto 71, 4050-159 Porto
Mapa dos Azulejos mais bonitos do Porto
História dos Azulejos em Portugal
Os azulejos foram introduzidos em Portugal durante o reinado de D. Manuel I, no século XV. Este trouxe os azulejos de Sevilha, Espanha, para Portugal, e conta-se que o monarca adquiriu as primeiras peças em azulejo para a decoração do Palácio Nacional de Sintra. Apesar disso, os azulejos são de influência árabe, que disseminaram os azulejos durante a sua expansão na idade média. A palavra “azulejo” tem origem no árabe “az-zaleij”, e significa “pedra polida” e tem inspiração nas porcelanas chinesas.
Portugal começou a produzir azulejos próprios no século seguinte, por volta de 1560, e desenvolveu a sua própria identidade artística, apesar da enorme influência da azulejaria holandesa. A combinação azul e branco, tão característica dos azulejos de Delft, tornou-se proeminente em Portugal.

É apenas uns séculos mais tarde, no século XIX, que os azulejos saem dos palácios e popularizam-se nas ruas também, o que faz com que, hoje em dia, os milhares de portuenses e turistas que visitam o Porto possam apreciar estas autênticas obras de arte todos os dias do ano.
Onde Comprar Azulejos no Porto
Se quiseres comprar um azulejo para levar como recordação, existem muitas lojas espalhadas pela cidade, mas deixo-te aqui as 2 que considero as melhores:
Prometeu Artesanato
Localização: R. de Mouzinho da Silveira 136, 4050-253 ou R. do Carmo 8, 4050-064

Zinda Atelier
Localização: R. de Ferreira Borges 63, 4050-253 Porto
Atelier de Azulejos
Além de apreciar os azulejos nas ruas e edifícios históricos do Porto, e comprar uma recordação para levar para casa, uma outra opção que recomendamos muito é fazer um workshop de pintura de azulejos!
Este workshop oferece-te uma experiência prática e interativa, e terás durante o workshop, uma instrutora especializada que te ajudará a criar as tuas próprias peças. É uma oportunidade única para explorar a criatividade, aprender sobre a história e a tradição dos azulejos e levar para casa uma verdadeira lembrança personalizada de sua visita ao Porto.
Se quiseres continuar a conhecer mais locais que não podes perder enquanto estás no Porto, não percas o nosso artigo sobre os melhores miradouros da Cidade!
Leave a Reply