A Avenida dos Aliados é a “sala de visitas da cidade”, sendo o palco de todas as manifestações e festas. É aqui que os portuenses e quem nos visita se reúnem para celebrar o Ano Novo, o São João, a Queima das Fitas (tradição estudantil em Portugal) e outros eventos que ocorrem ao longo do ano.
Por esta e por muitas mais razões, não poderiamos deixar de escrever um artigo completo sobre a história da Avenida mais icónica do Porto.
Este é mais um dos artigos que podes encontrar na nossa secção de “História e Monumentos do Porto”, onde contamos em pormenor a história dos monumentos e a vida das principais figuras que marcaram a cidade.
História
Avenida dos Aliados no século XX
O nome “Aliados” tem origem na homenagem feita aos países Aliados da Primeira Guerra Mundial, dos quais Portugal fez parte, mas a sua história, começa umas décadas antes…
Estamos na segunda metade do século XIX, um período de grande crescimento para a cidade a nível político, económico e demográfico, e por isso muitos negócios começaram a abrir no centro do Porto. Desde bancos e companhias de seguros até lojas e cafés de luxo, todos queriam estar na Baixa da cidade. Por tudo isto e, ainda mais, com a inauguração da estação de S. Bento, a cidade, mais do que nunca, pedia uma grande avenida, como havia noutras cidades europeias.
Esse pedido foi finalmente posto em marcha a 1 de fevereiro de 1916, com a demolição da antiga Câmara Municipal (antes chamada de Paços do Concelho), e foi inicialmente elaborado pelo arquiteto inglês Barry Parker. Apesar da inspiração neoclássica do projeto de Parker, hoje em dia encontramos na Avenida fortes influências parisinas de grande monumentalidade, além de ser possível observar edifícios em Art Déco e Art Nouveau ao redor da Avenida.
Avenida dos Aliados no século XXI
Já neste século, em 2006, a Avenida foi renovada pelos famosos arquitetos portugueses Eduardo Souto Moura e Álvaro Siza Vieira, eliminando o jardim que existia na promenade central, o que suscitou muitas críticas por parte dos portuenses. Os objetivos desta renovação passavam por permitir uma melhor circulação de pessoas e carros, tornando a Avenida mais funcional. Além disso, os eventos de grande dimensão poderiam agora ser realizados nos Aliados, porque existe espaço suficiente para acomodar este tipo de acontecimentos.
Em resumo, apesar de esteticamente preferirmos a antiga configuração, não há dúvidas de que a Avenida dos Aliados é hoje em dia mais preparada e capaz de receber maiores aglomerados de pessoas e de enfrentar os desafios do século XXI.
Pontos de interesse mais conhecidos na Avenida dos Aliados
Devido à importância de cada um destes pontos, dedicamos um artigo completo sobre a história de cada um. Se quiseres conhecer algum deles em mais profundidade, basta clicares no nome.
- Estátua D. Pedro IV
- Câmara Municipal do Porto
- McDonald’s mais bonito do Mundo (antigo Café Imperial)
- Estátua do Porto
Outros Pontos de Interesse relevantes
Apesar de os outros serem mais conhecidos e normalmente atraírem a atenção de quem nos visita e dos tours turísticos na cidade, gostaríamos de destacar estes também quando visitares a Avenida:
- Banco de Portugal – delegação do Porto.
- Palácio das Cardosas, hoje um hotel da cadeia InterContinental, próximo à estação de São Bento.
- Edifício da companhia de seguros “A Nacional”.
- Escultura “Ardina” (pessoa que vende jornais nas ruas, jornaleiro no Brasil) de Manuel Dias.
Não te esqueças: apesar de todos estes pontos de interesse que mencionámos acima, quando estiveres na Avenida dos Aliados, o mais importante é apreciar a beleza de cada um dos seus edifícios e simplesmente desfrutar do ambiente e da vida quotidiana da cidade.
Leave a Reply