Miradouro da Vitória

Miradouro da Vitória: um segredo descoberto – Guia completo

Ainda nos lembramos de quando o Miradouro da Vitória era um segredo bem guardado no Porto, pouco conhecido pelos próprios habitantes da cidade. Naquela época, poucos sabiam da sua existência, e aqueles que o descobriam ficavam fascinados com a vista deslumbrante que oferecia sobre o Porto, Gaia e o nosso rio Douro. Hoje em dia, já não é secreto, mas continua a ser um dos pontos mais encantadores da nossa cidade, com uma vista que deixa qualquer um sem palavras. Vamos conhecê-lo melhor hoje?

Este é mais um dos artigos que podes encontrar na nossa secção de “História e Monumentos do Porto”, onde contamos em pormenor a história dos monumentos e a vida das principais figuras que marcaram a cidade.

 

O que ver a partir do Miradouro da Vitória

O Miradouro da Vitória oferece uma vista panorâmica deslumbrante sobre o Porto, Gaia e o Rio Douro. A partir daqui, é possível admirar monumentos como a Sé Catedral, o Paço Episcopal, a Ponte Luís I, o Mosteiro da Serra do Pilar, a Cúpula do Palácio da Bolsa, e muito mais, incluindo o casario da zona ribeirinha do Porto.

Curiosidade: o miradouro é também um espaço carregado de história, com marcas de balas de canhão na parede branca que relembram a defesa da cidade durante o Cerco do Porto (1832-1833).

Vista do Miradouro da Vitória
Foto de TodoPorto

História

Situado no bairro da Vitória, de onde provém o seu nome, o miradouro está inserido num dos bairros com uma das histórias mais ricas e complexas da cidade. Com as suas ruas estreitas e labirínticas, transporta-nos de volta à época medieval, numa mistura de tradição, fé e cultura.

Esta zona, que pertenceu à comunidade judaica que ali prosperava até ao século XVI, viu os seus habitantes serem expulsos por ordem do rei D. Manuel I, tal como anteriormente tinha acontecido em Espanha.

A caminho do miradouro, é possível encontrar uma placa que assinala este facto.

Placa em memória dos Judeus perto do Miradouro da Vitória
Foto de TodoPorto

Igreja da Vitória

No século seguinte, foi construída na zona a Igreja da Vitória, entre 1755 e 1769. O período mais conturbado da história deste monumento foi no século XIX, quando resistiu primeiro às batalhas do Cerco do Porto e, depois, a um incêndio devastador.

Bala de canhão no Miradouro da Vitória
Foto de TodoPorto

Após esses acontecimentos, a igreja foi renovada, ganhando uma nova vida, com especial destaque para as talhas dos altares e dos púlpitos, concebidas e executadas por dois dos mais notáveis artistas do rococó portuense: Francisco Pereira Campanhã e José Teixeira Guimarães. Merece ainda destaque a escultura da Virgem no altar-mor, uma obra-prima do renomado escultor português Soares dos Reis.

A Igreja de Nossa Senhora da Vitória é, assim, não apenas um local de culto, mas um espaço repleto de história e arte que merece ser visitado.

Como chegar ao Miradouro da Vitória

O Miradouro da Vitória está localizado na ala sul do Mosteiro de São Bento da Vitória e oferece uma vista privilegiada sobre o Rio Douro.

  • Se vier da parte alta da cidade – a Torre dos Clérigos é uma boa referência para chegar ao Miradouro da Vitória. Siga até à Rua de São Bento da Vitória, e o miradouro fica no final da rua. A partir daí, será fácil encontrar o local, pois verá pessoas a dirigir-se nessa direção.
  • Se vier da parte baixa da cidade – o Palácio da Bolsa é uma boa referência para chegar ao Miradouro da Vitória. A partir do Palácio da Bolsa, suba a Rua de Ferreira Borges até à Rua Belmonte, vire à esquerda e siga para as Escadas da Vitória. Após subir as várias escadas, chegará finalmente ao Miradouro.
Escadas da Vitória, antigas escadas da Sinagoga
Foto de TodoPorto

Preço do Miradouro: Gratuito. Embora seja uma propriedade privada, o miradouro pode ser visitado gratuitamente.

Horário de Funcionamento: Está aberto todos os dias, das 9h às 20h. Ideal para visitar de manhã cedo ou ao pôr do sol, que é quando oferece as melhores vistas, embora com maior afluência de pessoas.

 

Por último, se quiseres continuar a explorar mais sobre a História e Monumentos do Porto, confere todos os nossos artigos aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *