Ainda nos lembramos de quando o Miradouro da Vitória era um segredo bem guardado no Porto, pouco conhecido pelos próprios habitantes da cidade. Naquela época, poucos sabiam da sua existência, e aqueles que o descobriam ficavam fascinados com a vista deslumbrante que oferecia sobre o Porto, Gaia e o nosso rio Douro. Hoje em dia, já não é secreto, mas continua a ser um dos pontos mais encantadores da nossa cidade, com uma vista que deixa qualquer um sem palavras. Vamos conhecê-lo melhor hoje?
Este é mais um dos artigos que podes encontrar na nossa secção de “História e Monumentos do Porto”, onde contamos em pormenor a história dos monumentos e a vida das principais figuras que marcaram a cidade.
O que ver a partir do Miradouro da Vitória
O Miradouro da Vitória oferece uma vista panorâmica deslumbrante sobre o Porto, Gaia e o Rio Douro. A partir daqui, é possível admirar monumentos como a Sé Catedral, o Paço Episcopal, a Ponte Luís I, o Mosteiro da Serra do Pilar, a Cúpula do Palácio da Bolsa, e muito mais, incluindo o casario da zona ribeirinha do Porto.
Curiosidade: o miradouro é também um espaço carregado de história, com marcas de balas de canhão na parede branca que relembram a defesa da cidade durante o Cerco do Porto (1832-1833).
História
Situado no bairro da Vitória, de onde provém o seu nome, o miradouro está inserido num dos bairros com uma das histórias mais ricas e complexas da cidade. Com as suas ruas estreitas e labirínticas, transporta-nos de volta à época medieval, numa mistura de tradição, fé e cultura.
Esta zona, que pertenceu à comunidade judaica que ali prosperava até ao século XVI, viu os seus habitantes serem expulsos por ordem do rei D. Manuel I, tal como anteriormente tinha acontecido em Espanha.
A caminho do miradouro, é possível encontrar uma placa que assinala este facto.
Igreja da Vitória
No século seguinte, foi construída na zona a Igreja da Vitória, entre 1755 e 1769. O período mais conturbado da história deste monumento foi no século XIX, quando resistiu primeiro às batalhas do Cerco do Porto e, depois, a um incêndio devastador.
Após esses acontecimentos, a igreja foi renovada, ganhando uma nova vida, com especial destaque para as talhas dos altares e dos púlpitos, concebidas e executadas por dois dos mais notáveis artistas do rococó portuense: Francisco Pereira Campanhã e José Teixeira Guimarães. Merece ainda destaque a escultura da Virgem no altar-mor, uma obra-prima do renomado escultor português Soares dos Reis.
A Igreja de Nossa Senhora da Vitória é, assim, não apenas um local de culto, mas um espaço repleto de história e arte que merece ser visitado.
Como chegar ao Miradouro da Vitória
O Miradouro da Vitória está localizado na ala sul do Mosteiro de São Bento da Vitória e oferece uma vista privilegiada sobre o Rio Douro.
- Se vier da parte alta da cidade – a Torre dos Clérigos é uma boa referência para chegar ao Miradouro da Vitória. Siga até à Rua de São Bento da Vitória, e o miradouro fica no final da rua. A partir daí, será fácil encontrar o local, pois verá pessoas a dirigir-se nessa direção.
- Se vier da parte baixa da cidade – o Palácio da Bolsa é uma boa referência para chegar ao Miradouro da Vitória. A partir do Palácio da Bolsa, suba a Rua de Ferreira Borges até à Rua Belmonte, vire à esquerda e siga para as Escadas da Vitória. Após subir as várias escadas, chegará finalmente ao Miradouro.
Preço do Miradouro: Gratuito. Embora seja uma propriedade privada, o miradouro pode ser visitado gratuitamente.
Horário de Funcionamento: Está aberto todos os dias, das 9h às 20h. Ideal para visitar de manhã cedo ou ao pôr do sol, que é quando oferece as melhores vistas, embora com maior afluência de pessoas.
Leave a Reply