Neste artigo vamos contar-te a nossa opinião sobre o Espetáculo de Fado na Casa da Guitarra e se vale a pena ir ou não. Este é mais um dos artigos que podes encontrar na nossa secção de “Coisas para Fazer no Porto”, onde partilhamos a nossa opinião sobre experiências que, na nossa visão, merecem ser vividas na cidade.
Casa da Guitarra e como chegar
A Casa da Guitarra fica situada no centro histórico do Porto, muito perto da Ponte Luís I e da Catedral da Sé do Porto.
O projeto Casa da Guitarra, fundado por Alfredo Teixeira que é um dos músicos da casa, nasceu em 2012 e a sua principal intenção é criar um espaço para promover a construção e a difusão dos cordofones tradicionais portugueses e a música tradicional portuguesa, como o fado. Além dos concertos e de ser uma loja de instrumentos musicais, promove ainda uma exposição permanente sobre instrumentos de corda portugueses, aulas de música e workshops.
Curiosidade: Em 2011, o Fado foi a primeira expressão artística a ser declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal.
Espetáculo de Fado: a Experiência
O concerto consiste em um espetáculo de fado tradicional, com a duração de 60 minutos e a oferta de um copo de vinho do Porto ao intervalo. Acontecem todos os dias e não há um repertório definido, já que é o fadista quem escolhe o que cantar de acordo com o que está a sentir no momento.
Quanto ao concerto, inicialmente, os músicos tocaram uma canção e depois entraram os fadistas alternadamente, cantando pelo menos 2 músicas cada. Houve um pequeno intervalo para beber um copo de vinho do Porto e depois repetiu-se o mesmo formato, sem a música inicial dos músicos e com a última música cantada por ambos os fadistas.
Ao nível de interação com o público, houve pequenas interações por parte dos fadistas durante as pausas entre canções, agradecendo pela vinda ao espetáculo e pelo interesse na cultura portuguesa. Foram feitas em português, inglês, espanhol e francês.
Finalmente quanto ao espaço, é um espaço com uma capacidade de mais ou menos 25 a 35 pessoas (não consigo precisar exatamente o número). O meu lugar foi indicado pelo assistente de sala depois de validado o ticket, não tive a opção de escolher por mim.
Vale a pena?
Na minha opinião, vale a pena se é a primeira vez que queres ter a experiência de um espetáculo de fado ou se simplesmente gostas do estilo musical. Os artistas que ouvi (Mia Moura e Pedro Ferreira) eram ambos muito bons e entregaram-se à música como esta exige. Em relação a outras casas de fado na cidade, o preço é similar, por isso as diferenças entre umas e outras têm a ver com o espaço e a performance dos artistas. O preço que paguei foi 18 euros (pessoa adulta, preço de 2024).
Espero que este artigo te tenha ajudado a decidir se vale a pena ou não, e se quiseres ir a um concerto, podes reservar aqui.
Leave a Reply