Serra do Pilar: Miradouro e Mosteiro – Guia completo

Na nossa opinião, o miradouro da Serra do Pilar tem a vista mais bonita para a cidade do Porto. Como lugar tão especial e por ser um ponto quase obrigatório para quem nos visita, neste artigo vamos contar a sua história, falar sobre o seu mosteiro e explicar por que este é um dos sítios mais importantes, historicamente falando, para Portugal.

Este é mais um dos artigos que podes encontrar na nossa secção de “História e Monumentos do Porto”, onde contamos em pormenor a história dos monumentos e a vida das principais figuras que marcaram a cidade.

História

Com um miradouro que oferece uma vista panorâmica sobre o rio Douro, digna de um postal do Porto, o Mosteiro da Serra do Pilar foi criado após a reforma da Ordem dos Agostinianos, transferindo os monges do mosteiro de Grijó para esta nova localização. A construção deste impressionante exemplo de arquitetura clássica europeia começou em 1537, inclui uma igreja de planta circular, uma capela-mor de planta retangular e um claustro também circular, todos dispostos de forma sequencial.

A igreja do mosteiro, uma réplica da Igreja de Santa Maria Redonda em Roma, é coberta por uma abóbada hemisférica e a sua conclusão demorou 72 anos devido à falta de recursos financeiros dos cónegos e à instabilidade política da época, quando Portugal estava sob domínio espanhol. Durante este período, o local foi dedicado à veneração de Nossa Senhora do Pilar, uma santa espanhola, e por isso o nome atual de Mosteiro e Miradouro da Serra do Pilar.

No seu interior, destacam-se retábulos de talha dourada com colunas salomónicas e esculturas de madeira policromada do século XVIII, representando Santa Eulália, Santa Apolónia e Santo Agostinho.

Importância da Serra do Pilar na História de Portugal

Esta zona devido à sua posição geográfica e vista previlegiada da cidade do Porto, foi muito importante militarmente na história da cidade e do país:

  • Em 1809, durante as invasões Francesas ao nosso país, as tropas comandadas pelo Duque de Wellington ocuparam o espaço do mosteiro durante a preparação do ataque do exército português à cidade do Porto, então sob controle das forças de Napoleão.
  • Durante o Cerco do Porto (1832-1833), era o único reduto que os liberais mantinham a sul do Rio Douro e por isso o mosteiro foi convertido em uma fortaleza improvisada. Caso não fosse o local estar em mãos liberais, devido ao seu valor estratégico, muito dificilmente estes teriam ganho a guerra e o Porto não seria chamada de cidade, Invicta tal como dizemos hoje em dia.
  • No início do século XX, o mosteiro tornou-se um quartel e atualmente, abriga o Regimento de Artilharia da Serra do Pilar.

Curiosidade: Desde Dezembro de 1996, por estar incluído no Centro Histórico do Porto, é também classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Como chegar 

Como chegar: sai na estação do Metro do Jardim do Morro e sobe a Rampa do Infante Santo até chegares ao Miradouro.

Preço do Miradouro:  Gratuito

 

Por último, se quiseres continuar a explorar mais sobre a História e Monumentos do Porto, confere todos os nossos artigos aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *