Sé Catedral do porto

Sé Catedral do Porto: Localização, Horário e como Visitar

A Sé é o local de nascimento da cidade do Porto. Neste artigo vamos falar do monumento mais importante desta zona e, ainda hoje, um dos mais importantes da própria cidade: a Sé Catedral do Porto.

Este é mais um dos artigos que podes encontrar na nossa secção de “História e Monumentos do Porto”.  Aqui contamos-te em pormenor a história dos monumentos e a vida das principais figuras que marcaram a cidade.

Sé catedral do Porto vista do Miradouro da Vitória
Foto de TodoPorto

 

História da Catedral do Porto

Sé Catedral do Porto

Localizada na parte mais alta do que antigamente era a cidade do Porto, tal como aconteceu em várias outras cidades medievais na Europa, a catedral foi construída no século XII pela iniciativa do primeiro bispo do Porto, D. Hugo. O edifício de estrutura romano-gótica atingiu sua volumetria atual no século XIII e, no século seguinte, foi adicionado o claustro em estilo gótico, assim como o túmulo do cavaleiro João Gordo na capela de São João Evangelista.

A 14 de fevereiro de 1387, os reis D. João I e D. Filipa de Lencastre casaram-se aqui, na Sé Catedral do Porto, devido ao grande contributo das gentes do Porto nas guerras com Castela que garantiram a independência de Portugal. A cidade foi enfeitada com flores e as gentes do Porto vestiram-se a rigor para comemorar o casamento real.

Dica: Podemos ver este acontecimento representado nos azulejos da Estação de São Bento.

Azulejos da Estação de São Bento que representam o casamento D.João I e Filipa de Lencastre
Foto TodoPorto

Nos séculos XVII e XVIII, o exterior e o interior da catedral foram modificados de acordo com o estilo barroco. Dessa época, datam a transformação do portal (que ainda preserva a rosácea medieval do séc. XII), da fachada norte e de diversos outros espaços, como a capela-mor e a capela do Santíssimo Sacramento, que desde então abriga um grandioso retábulo de prata, feito por ourives portuenses.

No interior da catedral, conserva-se ainda o aspecto de uma igreja-fortaleza e há um vasto património artístico, incluindo a capela classicista do século XVII, feita de mármore colorido, e a urna com os restos mortais de São Pantaleão, antigo padroeiro da cidade (atualmente é a Nossa Senhora da Vandoma desde 1984).

Dica: Quando visites o interior da igreja, veja no coro alto o imponente órgão de tubos, instalado pela firma Georg Jann em 1985.

Interior da Catedral do Porto
Foto: Unsplash

 

Claustro da Catedral do Porto

O claustro gótico foi iniciado no final do século XIV e hoje em dia é conhecido e visitado pelos seus sete grandes painéis de azulejos com cenas do ‘Cântico dos Cânticos’, representando o diálogo místico entre Deus e a Virgem, padroeira da Catedral.

 

Destaque ainda para a imponente escadaria, de Nicolau Nasoni, concluída em 1736. Dá acesso ao pátio superior do claustro gótico e já nos patamares, a grande estante de bronze (1616), com as armas de D. Gonçalo de Morais, e o antigo sino do relógio da cidade (1697), obra de D. José Saldanha.

No pátio, aproveite e admire a vista panorâmica e os painéis de azulejos com cenas campestres e mitológicas.

 

Claustro da Catedral do Porto
Foto: Unsplash

 

Como Visitar a Sé Catedral do Porto

O acesso à igreja é gratuito, já ao claustro terás de pagar 3 euros (valor de 2024), e é feito através da igreja. Podes comprar o teu ingresso aqui.

 

Por último, se quiseres continuar a explorar mais sobre a História e Monumentos do Porto, confere todos os nossos artigos aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *