A Casa da Música é a nossa sala preferida de concertos no Porto e oferece uma programação diversificada que inclui música clássica, jazz, fado e concertos de artistas internacionais. Além disso, a arquitetura moderna do edifício é impressionante e proporciona uma experiência única tanto para os músicos quanto para o público.
Este é mais um dos artigos que podes encontrar na nossa secção de “História e Monumentos do Porto”. Aqui contamos em pormenor a história dos monumentos e a vida das principais figuras que marcaram a cidade.
História
A Casa da Música, planeada para o Porto 2001, quando a cidade foi Capital Europeia da Cultura, foi inaugurada apenas em 15 de abril de 2005. O projeto foi liderado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, após vencer um concurso internacional de arquitetura em 1999.
Quanto ao edifício, este é o primeiro edifício em Portugal dedicado exclusivamente à música e foi pensado para ser todo o tipo de música. Da clássica à eletrónica, do jazz ao fado, ou da grande produção internacional ao pequeno projeto experimental.
Quanto às salas, destaque para duas em particular:
- A Sala Suggia, assim batizada em homenagem à violoncelista portuense Guilhermina Suggia, é o coração da Casa da Música. Conta com sete janelas que a ligam ao exterior e é uma das poucas salas de concerto onde se pode tocar música exclusivamente com luz natural.
- A Sala VIP foi criada para ser uma espécie de cartão de visita, mais formal da instituição. Aqui vemos painéis de azulejos que representam uma ponte entre as culturas portuguesa e holandesa, não só pelo facto de Porto e Roterdão terem partilhado o estatuto de Capital Europeia da Cultura em 2001, mas também por Koolhaas, o autor do projeto, ser um holandês. Por último, ainda podes admirar daqui as vistas, já que tens uma perspetiva muito abrangente da cidade, desde o pináculo da Torre dos Clérigos até ao Oceano Atlântico.
Como chegar e visitar o interior
Para chegar à Casa da Música a partir do centro do Porto, é possível chegar a partir do metro muito facilmente, já que todas as linhas centrais passam pela paragem de metro da Casa da Música. Pode ainda chamar um Uber, caso não queira ir de transporte público.
A Casa da Música, com o seu aspeto peculiar e original, está localizada na Rotunda da Boavista. Esta é uma grande praça com jardins que são um ótimo lugar para relaxar no centro da cidade. No coração da rotunda, destaca-se uma escultura de 45 metros: o monumento à Guerra Peninsular, que comemora a vitória da aliança britânico-portuguesa sobre as tropas napoleónicas.
A escultura representa um leão (símbolo da bandeira de Inglaterra, que enviou soldados para apoiar os portugueses na sua vitória) sobre uma águia (símbolo de Napoleão Bonaparte), rodeado de soldados com cavalos com referências à guerra em Portugal.
Se não tiveres a oportunidade de assistir a um concerto, podes visitar o interior em uma visita guiada. Aqui irão explicar-te a sua história e alguns detalhes que tornam esta construção acusticamente perfeita.
Nota: Só podes visitar todo o interior através de visita guiada em português ou inglês.
Assistir aqui a um concerto
Podemos dizer que assistir a um concerto aqui é uma experiência única! A sala de concertos principal está desenhada para ter a melhor acústica possível, e todos os lugares recebem o som da mesma maneira.
Já vimos vários e um que nos ficou na memória foi o concerto do Harlem Gospel Choir quando vieram cá ao Porto. Além da música fantástica, não temos dúvidas de que a sala ajudou!
Para assistir a um, podes ver toda a programação da Casa da Música aqui.
Leave a Reply