O Palácio da Bolsa é um dos símbolos mais emblemáticos e visitados da nossa cidade, por isso não poderíamos deixar de escrever um artigo completo sobre este monumento.
Este é mais um dos artigos que podes encontrar na nossa secção de “História e Monumentos do Porto”, onde contamos em pormenor a história dos monumentos e a vida das principais figuras que marcaram a cidade.
História do Palácio da Bolsa
O Palácio da Bolsa, atual sede da Associação Comercial do Porto fundada em 1834, é monumento nacional e um dos, senão o edifício mais imponente da cidade. Erguido sobre as ruínas do Convento dos Franciscanos tornou-se por excelência a sala de visitas do Porto, recebendo os mais ilustres visitantes que visitam a nossa cidade, como Presidentes da República ou Monarcas.
Também é aqui no Palácio da Bolsa que podemos ver a recriação do gabinete de Eiffel quando trabalhou no Porto na construção da Ponte D. Maria.
A sua construção começou em 1842 e as obras são dadas como concluídas em 1909, por ocasião da visita do rei D. Manuel II, pouco antes da proclamação da República Portuguesa.
Hoje em dia recebe milhares de visitantes todos os dias e é um dos monumentos mais visitados do Porto e Norte de Portugal.
Visita guiada do Palácio da Bolsa: o que esperar da visita?
Começamos em grande com o pátio central, o Pátio das Nações, onde podemos ver um teto magnífico com os símbolos das nações que o Porto tinha mais relações comerciais.
Depois subimos a bela escada de granito e mármore, e no segundo andar irás percorrer espaços como a Sala Dourada, coberta com pão de ouro, a Sala das Assembleias Gerais, que “parece” estar coberta de madeira, e algumas outras salas até chegar à mais importante: o Salão Árabe, inaugurado a 12 de Junho de 1880, por ocasião das celebrações do tricentenário de Camões.
Nos mais de 300 metros quadrados deste salão de estilo mourisco, inspirado na Alhambra de Granada, contaram-nos um detalhe curioso. Na arte árabe, nada pode ser 100% perfeito, então há uma porta que está propositadamente ligeiramente descentrada, porque segundo a arte árabe, “perfeito só Deus”.
Outra curisiodade que achamos interessante que nos foi contada na visita foi que o símbolo da Associação Comercial do Porto, quando se presta bem atenção, é possivel observar um Dragão. A razão tem a ver com o facto de que quando foi feito o seu símbolo no século XIX, o brasão da cidade do Porto tinha um dragão, que foi posteriormente retirado pela ditadura do Estado Novo em 1940. A associação tal como o F.C.Porto, não retiraram o símbolo e é por isso que hoje em dia o Porto Clube, é conhecido como os Dragões.
FAQ
Vale a pena visitar o Palácio da Bolsa?
Vale muito a pena, para nós é sem dúvida uma das melhores visitas turísticas que podes fazer no Porto.
Qual é a duração da visita?
A visita obrigatoriamente guiada tem uma duração de cerca de 30 minutos sendo o idioma marcado consoante ordem de chegada.
Como visitar e quanto custa?
As visitas guiadas podem ser feitas em quatro idiomas (português,inglês,francês e espanhol), das 9:00 – 18:30.
Mais informações atualizadas aqui.
Podemos visitar o Palácio sem visita guiada?
Não podes visitar sem visita guiada, mas podes ir ao restaurante Comercial que fica dentro do edifício e que te aconselhamos a reservar antecipadamente.
Hoje em dia também podes entrar quando tiveres bilhete para os Concertos Candlelights que ocorrem aqui. Podes comprar o teu ingresso aqui neste link, e posso-te dizer que aqui estes concertos adquirem outra dimensão de espetacularidade.
Leave a Reply