Harry Potter no Porto: Guia Completo de J.K. Rowling no Porto

Harry Potter no Porto: 2 nomes que se ligam e deram muito que falar nos últimos anos. O Porto agradece por estar para sempre ligado a uma das sagas mais famosas de sempre da história e Harry Potter não existiria, pelo menos como o conhecemos hoje, sem a nossa cidade.

Neste artigo, vamos contar-te tudo sobre a vida da autora no Porto e separar o que é verdade do que é mito sobre as ligações que os fãs do feiticeiro/bruxo mais famoso de todos os tempos atribuem à cidade do Porto.

Este é mais um dos artigos que podes encontrar na nossa secção de “História e Monumentos do Porto”, onde contamos em pormenor a história dos monumentos e a vida das principais figuras que marcaram a cidade.

J.K. Rowling no Porto

Joanne “Jo” Rowling, nascida em Yate, Reino Unido em 1965, veio viver para o Porto após o falecimento de sua mãe, Anne Volant, em 1991, devido a uma longa batalha contra a esclerose múltipla. Profundamente afetada pela perda, este acontecimento acaba por marcar significativamente a criação da história de Harry Potter, um jovem feiticeiro órfão que perdeu os pais ainda bebê.

Em busca de uma nova vida e decidida a deixar para trás o peso emocional que a envolvia na Inglaterra, Rowling mudou-se para o Porto para ensinar inglês. Trabalhou, durante cerca de dois anos, entre 1992 e 1993, como professora de inglês na Encounter English.

É aqui na cidade que conhece e casa-se com o jornalista português Jorge Arantes, pai da sua primeira filha Jessica. Este casamento revela-se um verdadeiro fracasso e anos mais tarde, Rowling descreve este matrimónio como um dos períodos mais negros da sua vida. Após o fim do seu casamento, vai com a sua filha Jessica para Edimburgo, no Reino Unido, levando consigo os primeiros três capítulos do primeiro livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

Por último, sobre como é viver no Porto, Rowling diz ao The Guardian em 2019, estas bonitas palavras:

Apaixonei-me pelo Porto e ainda o adoro. Fiquei encantado com o fado, a música folclórica melancólica que reflete os próprios portugueses, que na minha experiência tinham uma tranquilidade e delicadeza únicas entre os povos latinos que eu tinha encontrado até então. As espetaculares pontes da cidade, as suas margens vertiginosas do rio, íngremes com edifícios antigos, as antigas casas de porto, as amplas praças: fiquei fascinada por tudo isso.”

O que inspirou Harry Potter no Porto?

Confirmado pela autora sobre o Harry Potter no Porto

Há muitas “supostas ligações” de Harry Potter ao Porto. O que sabemos e que foi confirmado pela autora foi o seguinte:

  • Salazar Slytherin (fundador da Casa Slytherin e um dos quatro fundadores de Hogwarts) deriva do nome do ditador português, António de Oliveira Salazar.
  • Frequentou a discoteca Swing (atualmente já não existe esta discoteca) com as suas colegas Jill Prewett e Aine Kiely. Na primeira página de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, o terceiro livro da saga, pode ler-se. “Para Jill Prewett e Aine Kiely, as avós do Swing”. Esta dedicatória é uma das poucas referências feitas pela própria Rowling à temporada que viveu no Porto. 
  • Anunciou em 2020 que escreveu no Café Majestic. 

Harry Potter no Porto

  • As escadas da Livraria Lello, o mito urbano mais famoso de todos, serviram como lugar de inspiração para as escadas mágicas de Hogwarts. Durante muitos anos, muitos sites diziam que isto era verdade, mas em 2020, J K Rowling neste tweet desmente esta teoria. “Nunca visitei esta livraria no Porto. Nunca soube da sua existência! É linda e gostaria de a ter visitado, mas não tem nada a ver com Hogwarts!” 

Teorias dos fãs que ligam o Harry Potter ao Porto

Outras ligações que os fãs de Harry Potter atribuem ao Porto são as seguintes:

  • Dementors são inspirados pela depressão que viveu durante a fase final e após o seu casamento com Jorge Arantes.
  • O traje académico Portuense foi objeto de inspiração das capas pretas que fazem parte do uniforme dos alunos de Hogwarts.
  • Fonte dos Leões tem uma grande semelhança com o emblema da casa Gryffindor (Grifinória, no Brasil)

  • As plataformas da Estação de São Bento supostamente serviram de inspiração para criar a plataforma 9 ¾. 
  • Casa Escondida do Porto e o número 12 de Grimmauld Place.  
Casa Escondida
Foto de TodoPorto
  • Universidade do Porto e os sete emblemas da cultura portuguesa e as sete horcruxes de Lord Voldemort.
  • Escovaria de Belomonte, um antigo negócio que ainda fabrica vassouras à mão na cidade. Diz-se que J.K. Rowling talvez se tenha inspirado nesta loja para criar a ideia do veículo mágico dos feiticeiros. De todas as teorias, na nossa opinião, esta é capaz de ter a maior probabilidade de ser verdadeira.
Escovaria de Belmonte
Foto de TodoPorto

Experiências de Harry Potter no Porto

Devido ao fluxo turístico que a nossa cidade tem recebido, multiplicaram-se os tours sobre este tema. Aqui tens alguns que podes fazer se quiseres conhecer mais sobre o assunto:

Espero que tenhas gostado deste artigo! Se quiseres continuar a explorar mais sobre a História e Monumentos do Porto, confere todos os nossos artigos aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *